O projeto Nossa Terra O Point das Cidades Brasileiras é um guia das cidades brasileiras, que busca reunir informações turísticas, culturais e de entretenimento para 5570 cidades da Nossa Terra chamada Brasil.

O Projeto original foi lançado no dia 22 de novembro de 1996, há 22 anos atrás no início da formação da rede de Internet comercial no Brasil, tornando-se no ano 2000 um dos maiores sites de conteúdos sobre as cidades brasileiras, sendo referência em dezenas de países, com reconhecimento oficializado nacionalmente pela Academia Ibest com a premiação TOP 3 Ibest 2000 na categoria de site turístico e escolhido para fazer parte do portal IG Internet Grátis, na sua inauguração como site de conteúdo turístico.

Ao lado de outros grandes sites que tiveram que encerrar suas operações no ano de 2002, devido ao estouro da bolha da Internet, o portal de conteúdo não conseguiu se manter frente aos novos desafios que a Internet propôs na época.

O Idealizador do projeto Luiz Antonio Monteiro Junior (47), hoje morador da cidade de Londrina - PR, manteve o registro do domínio nossaterra.com.br desde então, e resolveu reabrir o projeto e desenvolver um novo motor de busca, com inovação na forma de organização e apresentação de conteúdo, mantendo o mesmo conceito de simplicidade que o projeto Nossa Terra O Point das Cidades Brasileiras foi concebido originalmente.

Assim, fazendo parte do ecossistema de tecnologia da região, resolveu iniciar o novo portal de conteúdo vinculando-o com uma startup de mesmo nome para propor soluções de inovação nos seguimentos de Smart City e Turismo e Cultura.

Luiz diz, que o desafio, neste momento, é criar um novo conteúdo, uma vez que o CD-ROM em que estava o projeto original não sobreviveu a restauração dos dados após todos esses anos. No entanto, como cita Albert Einsten, “no meio da dificuldade, encontra-se a oportunidade”.

A oportunidade de escrever um novo projeto aproveitando os novos recursos que existem atualmente.

Agradecimento

Aproveita o momento dessa página e agradece aos amigos de jornada André Gouw e Klaus Franchi, que ajudaram a construir e melhorar o projeto original, como também a outros amigos que colaboraram muito no projeto nos anos 90, como Irineu da Casa da Notícia, Vininha da revista Ecotour, o Fabrício e Marcia.

Agradecimento especial também aos pais Luiz Antonio e Vera que apoiaram muito na época do projeto, fazendo isso até os dias de hoje, juntamente com seu amigo Claudio, a sua esposa Paula e filha.


O logotipo Nossa Terra O Point das Cidades Brasileiras.

O logo original do projeto foi criado por Andre Gouw e restaurado por Luiz através da ilustração contida em uma reportagem sobre o projeto Nossa Terra veiculada na revista Internet.br em março de 1998, e que manteve guardado em meu acervo.

Quer saber mais, entre em contato: contato@luizjr.com.br.


Luiz Antonio Monteiro Junior

www.luizjr.com.br